Mesmo com a pandemia, o turismo no Brasil voltou a crescer a partir de Setembro. É o que aponta um levantamento do IBGE. De acordo com o Instituto, o setor teve um aumento de 11,5% em relação ao mês anterior. É a quinta alta seguida desde que os governos estaduais e municipais flexibilizaram o isolamento.
Não há como negar que a pandemia fez com o que os viajantes cansassem de ficar enclausurados. Por isso, muitos têm aproveitado a reabertura para voltar a viajar. Enquanto ainda não há uma vacina sendo distribuída, a tendência tem sido a busca por destinos chamados de “hiper locais”. Ou seja, aqueles até 300 km de distância da própria casa. Podendo se chegar principalmente de carro, motorhome ou carona.
Ainda segundo o IBGE, entre os responsáveis por essa alta estão, sobretudo, as passagens áreas. A venda de bilhetes de avião cresceram 19,5%. Da mesma forma que alojamento e alimentação, que cresceram 9,5 e 9,1% entre Agosto e Setembro.
Além disso, o Instituto aponta os destinos com maiores aumentos. A Bahia, que em Novembro lançou a campanha “Porto Mais Seguro”, para estimular o turismo nas cidades de Arraial da D’Ajuda, Caraíva, Porto Seguro e Trancoso, liderou com 33,7% entre os meses citados. Depois vem Distrito Federal (26,2%), Goiás (19,3%) e Ceará (18,2%).
“Seguimos trabalhando para mostrar que estamos prontos para fazer do turismo um dos pilares da recuperação econômica do nosso Brasil, respeitando todos os protocolos de biossegurança”, explica o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Turismo no Brasil durante a pandemia
Desde Setembro, a EmbraTur, em parceria Ministério do Turismo, lançou a campanha “Revisitando o Brasil”. O objetivo é apresentar novos roteiros, visando estimular as viagens dentro do país.
A cidade de Brumadinho tem buscado se reinventar no turismo. Famosa pelo Instituto Inhotim e pelo trágico acidente da barragem, o município aposta em trilhas, comida típica e a história do artesanato local, sobretudo no Distrito de Piedade
📷: Reprodução
Fonte: @MeE_Turismo pic.twitter.com/2qKtGwvZkH— Com A Perna No Mundo (@compernanomundo) November 3, 2020
Na última terça-feira (10), o Governo Federal lançou o plano “Retomada do Turismo”. Que engloba programas, projetos e ações em quatro eixos. Preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; promoção e incentivo às viagens. Com resultados até Julho de 2021.
De acordo com dados do próprio Governo, o turismo corresponde a cerca de 8,1% do PIB brasileiro. Gerando, de forma direta ou indireta, mais de 7 milhões de empregos em todo país.