Em um dos recantos de natureza quase irretocada no Rio de Janeiro, três trilheiros foram assaltados na manhã do último domingo (26) enquanto faziam a travessia entre Grumari e as praias selvagens de Barra de Guaratiba. O roubo aconteceu no trecho da Transcarioca — circuito de trilhas que atravessa a capital fluminense —, entre as praias Funda e do Inferno. De acordo com as vítimas, os criminosos estavam com uma arma de fogo, além de um facão. Depois de anunciar o assalto, além de levar alguns pertences, ainda os forçaram a dizer as senhas das contas bancárias.

Em uma história que poderia muito bem estar na seção Perrengue, o trio — formado por um casal e mais um amigo que não quiseram ser identificados — começou a trilha na manhã de Sol logo após o Natal em Grumari, Zona Oeste do Rio. O objetivo? Caminhar pelas trilhas até o bairro de Barra de Guaratiba passando nas cinco praias selvagens: Perigoso, Praia de Búzios (ou das Conchas), Meio, Funda e Inferno. Contudo, acabaram surpreendidos entre as duas últimas, quando tiveram pertencentes — como cartões, por exemplo — levados, além de ter que revelar as senhas.

“Os caras estavam lá parados. Um estava cortando o mato com facão e o outro estava só observando. Eu dei ‘boa tarde’, pedi informação e depois eles falaram ‘vocês perderam’. Apontaram a arma e mandaram a gente entrar dentro da mata. Fizeram a gente se sentar e pediram as senhas de tudo, disseram que iam testar e tudo mais”, contou uma das vítimas, de 24 anos.

Apesar do susto, nenhum dos três sofreu nenhum tipo de agressão. Por outro lado, depois de dar parte na delegacia, os três trilheiros agoram tentam minimizar o prejuízo. Ainda mais porque o jovem casal está com uma viagem marcada ainda esta em semana para a Holanda.

“Está todo mundo bem de saúde e estamos tentando recuperar aos poucos o tanto de perda financeira que eles conseguiram saquear. Conseguiram usar meu cartão, vou pedir contenstação de conta, tudo isso”, continuou a vítima.

Travessia Grumari-praias selvagens

A trilha que liga Grumari às cinco praias selvagens de Barra de Guaratiba é o trecho 01 da Transcarioca. Em um percurso de 7km — com dificuldade mediana —, além das praias, o caminho passa pela famosa Pedra do Telegráfo e pela Pedra da Tartaruga.

Trecho 01 da Transcarioca
(Foto: Reprodução/Transcarioca)

Inaugurado em 2016, o circuito de mais 180km de trilhas ao todo atravessa nove unidades de conservação. Entre os quais estão, por exemplo, os dois maiores parques da Cidade Maravilha: o Parque Estadual da Pedra Branca e a Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *