Muitos brasileiros não sabem, mas tirar a ID Jovem pode facilitar a vida como mochileiro. O programa do Governo Federal visa fomentar o acesso a cultura, garantindo meia-entrada em cinemas, museus, além de eventos artísticos e esportivos em todo o país para jovens de baixa renda até 29 anos. Para os viajantes a principal vantagem está em poder retirar passagens com 50 até 100% de desconto em ônibus e trens interestaduais.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, o órgão já emitiu 4,9 milhões de IDs Jovem desde a criação em 2016. O país hoje conta com uma média mensal de 426 mil ativas.

Pessoas com idade entre 18 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos por mês e inscritas no CadÚnico — registro utilizado pelo Governo para obtenção de benefícios sociais — podem emitir o documento de forma digital através no site da Secretária-Geral da Presidência. Para isso, basta clicar em “Emitir ID Jovem” preencher o número de NIS, o CPF e a data de nascimento.

Saiba como tirar a ID Jovem
Benefícios da ID Jovem (Foto: Reprodução/Secretaria-Geral da Presidência)

Como ter um número do NIS para tirar a ID Jovem?

O NIS (Número de Identificação Social) fica disponível após a inscrição no CadÚnico. Caso se enquandre nos critérios de idade e renda, mas não possua inscrição no CadÚnico, é preciso comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou Secretaria de Assistência Social da sua cidade com os seguintes documentos em mãos:

  • Identidade
  • Carteira de Trabalho
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento de todos os familiares que moram na mesma residência
  • Comprovante de residência
  • Contra-cheque ou extrato bancário de todos os familiares que moram na mesma residência

No CRAS ou na Secretaria, o assistente social pode realizar perguntas sobre a condição social como ganhos e gastos, por exemplo. Após realizado o cadastramento no local, é preciso aguardar de 30 a 45 dias para o registro das informações no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A partir disso, o número de NIS fica disponível para a consulta através do site do Governo Federal.

Como utilizar a ID Jovem para compra de passagens?

Para obter uma passagem com desconto, é preciso ir até uma rodoviária, apresentar a ID Jovem (digital ou impressa) e um documento de identificação com foto. Pelo Decreto nº 8.537, as companhias de ônibus devem disponibilizar duas passagens gratuitas para idosos ou para portadores da ID Jovens. Esgotadas as passagens, o usuário pode solicitar uma passagem com 50% de desconto.

Importante, a lei garante passagens apenas passagens em ônibus convencionais. Os modelos leito e semileito não estão incluídos. Além disso, também não são obrigadas a disponibilizar este tipo de venda pela internet.

A ID Jovem também assegura passagens pela metade do valor em trens interestaduais. No Brasil, entretanto, existem apenas duas linhas disponíveis, a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), que liga Cariacica-ES a Belo Horizonte-MG e Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga a cidade de Carajás-PA a São Luís-MA, ambas operada pela Vale.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *