Os mochileiros LGBT vão ganhar mais motivos para visitar a Argentina. Isso porque o país está promovendo um programa de Conscientização e Capacitação Virtual sobre o Turismo LGBTQ+. De acordo com o site Mercado & Eventos, o projeto é uma parceria entre o Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) e a Câmara de Comércio LGBT Argentina (CCGLAR).
O programa vai realizar 24 encontros virtuais ainda no primeiro semestre de 2021. Um para cada província, mais a Cidade Autônoma de Buenos Aires. Além disso, seis workshops presenciais estão previstos para o segundo semestre.
O secretário executivo da Inprotur, Ricardo Sousa, falou sobre o projeto. Além de agradecer o apoio do Ministério de Turismo e Desporto do país.
“É apenas mais um exemplo de trabalho público e privado, juntos, com o objetivo de consolidar o posicionamento de nossos destinos argentinos para viajantes e viajantes LGBTQ nacionais e estrangeiros”, afirmou Sousa.
Por sua vez, o ministro do Turismo e Desportos, Matías Lammens, também elogiou o programa. De acordo com Lammens, a proposta contempla alguns dos pilares do Governo. Como a cooperação público-privada, o federalismo e a criação de novas experiências cada vez mais inclusivas para todos.
Em Abril a 2020, a Rede Federal de Turismo LGBTIQ já havia reunido 55 representantes dos setores públicos e privados de seis regiões da Argentina. Como, por exemplo, Rosário, Mar de Plata, Iguazú e Salta. Mas, agora, o país vizinho pretende expandir para todas as regiões.
Argentina é um dos melhores destinos para os LGBT
O turismo LGBTQ+ vem crescendo no país vizinho nos últimos anos. Principalmente depois de 2010, quando o Governo aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desde então, cerca de 20% dos turistas vem do segmento gay.
Antes da pandemia da COVID19, por exemplo, a expectativa era de que aproximadamente 600 mil turistas da comunidade LGBT visitassem a Argentina em 2020.
Buenos Aires também é considerada a capital interacional do turismo alternativo. A cidade já apareceu no Mochileiros Coloridos. Perfil que traz dicas sobre destinos LGBT friendly. Confira: