Muitos brasileiros não sabem, mas fazer a ID Jovem pode facilitar a vida como mochileiro. O programa do Governo Federal visa fomentar o acesso a cultura, garantindo meia-entrada em cinemas, museus, além de eventos artísticos e esportivos em todo o país para jovens de baixa renda até 29 anos. Para os viajantes a principal vantagem está em poder retirar passagens com 50 até 100% de desconto em ônibus e trens interestaduais.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, o órgão já emitiu 4,9 milhões de IDs Jovem desde a criação em 2016. O país hoje conta com uma média mensal de 426 mil ativas.

Benefícios de fazer a ID Jovem
Benefícios da ID Jovem (Foto: Reprodução)

Confira se você pode emitir a sua ID Jovem agora


Faça o quiz e descubra se você tem todos os requisitos para emitir o seu documento.

Confira se você pode emitir a sua ID Jovem agora

Question 1 of 3.

Você tem idade entre 18 e 29 anos?

1. Tenho
2. Ainda não completei 18
3. Já completei 30
Question 2 of 3.

Sua família tem renda de até 2 salários mínimos?

O Governo Federal considera como família um conjunto formada por parentes (conjugês, filhos, pais, avós, etc.) que residam na mesma casa.

1. Sim
2. A renda está acima
3. Não sei dizer
Question 3 of 3.

Você está inscrito no CadÚnico?

O CadÚnico (Cadastro Único) é uma ferramenta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome (MDS) com objetivo de identificar as famílias brasileiras de baixa renda.

1. Estou inscrito
2. Não estou inscrito

Next question 1 of 3

All 3 questions completed!


Share results:

Confira se você pode emitir a sua ID Jovem agora

Want more stuff like this?

Get the best viral stories straight into your inbox!
Don`t worry, we don`t spam

Como realizar a inscrição no CadÚnico para fazer a ID Jovem

Passo 1: Reúna os seguintes documentos

Se você tem entre 18 e 29 anos e renda familiar de até dois salários, mas não possui inscrição no CadÚnico certifique-se de separar os seguintes documentos de todos os membros da família que morarem na mesma residência:

  • Carteira de identidade 
  • Carteira de trabalho
  • Certidão de nascimento e/ou de casamento
  • Comprovante de residência
  • Contra-cheque ou extratos bancários para comprovar a renda

Passo 2: Procure um CRAS

Com os documentos em mãos, procure o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais perto da sua casa. Dependendo da cidade, você também pode procurar pelo endereço da Secretaria Municipal de Assistência Social. Munícipios maiores — como as capitais e o Distrito Federal — por exemplo, dispõem de canais de agendamento como telefone ou sites para realizar o agendamento. Enquanto em munícipios menores — muitas vezes — basta apenas comparecer ao CRAS ou à Secretaria Municipal de Assistência Social.

No local, além de conferir a documentação, o assistente social pode realizar uma entrevista sobre ganhos e despesas para verificar o perfil socioeconômico seu e da sua família.

Passo 3: Aguarde de 30 a 45 dias

Logo após a entrega dos documentos, os CRAS enviam os dados para a Secretaria Municipal de Assistência Social. As Secretarias, por sua vez, encaminham para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome (MDS) registrar no Cadastro Único.

Este processo todo costuma demorar de 30 a 45 dias. Depois deste período, você pode checar se a sua inscrição foi devidamente realizada através do site do CadÚnico (foto). Basta acessar e realizar o login com sua conta Gov ou clicar em consultar pelo seu CPF.

Passo 4: Emita a sua ID Jovem

Com o cadatro enfim confirmado no CadÚnico, basta acessar a página da ID Jovem no site da Secrataria-Geral do Governo. Role para baixo até encontrar a opção “Emitir ID Jovem” (foto). Clique e preencha os campos com o NIS (número de identificação social) ou CPF, o nome completo, além da data de nascimento para ter acesso ao seu documento de forma digital.

Como utilizar a ID Jovem para comprar passagens com até 100% de desconto

Para obter uma passagem com desconto, é preciso ir até uma rodoviária, apresentar a ID Jovem (digital ou impressa) e um documento de identificação com foto. O Decreto nº 8.537 estabelece que as companhias rodoviárias devem disponibilizar duas passagens gratuitas para idosos ou beneficiários da ID Jovens. Caso esgotem as duas gratuidades, o jovem ainda pode pedir uma passagem com 50% de desconto.

Importante, a Lei garante apenas passagens em ônibus convencionais. Os modelos leito e semileito, por exemplo, não estão incluídos. Além disso, também não obriga as empresas a disponibilizar passagens com o desconto da ID Jovem em vendas pela internet.

O documento também assegura passagens pela metade do valor em trens interestaduais. No Brasil, existem apenas duas linhas, a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) — que liga Cariacica-ES a Belo Horizonte-MG — e Estrada de Ferro Carajás (EFC) — da cidade de Carajás-PA à São Luís-MA —, ambas operadas pela Vale.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *